Novo Membro da Família: A Alimentação

Tem um novo animal?

Parabéns por ter um novo membro na família!



A partir de agora há 4 coisas fundamentais para assegurar uma vida feliz e saudável ao seu animal de estimação e à sua família.


1. Alimentação

2. Desparasitação

3. Vacinação

4. Higiene





1. A Alimentação



O cachorro/gatinho cresce muito depressa, em 3 meses apenas ( dos 3 aos 6 meses) atinge quase o tamanho e o peso de adulto.

A alimentação neste período é de extrema importância.

É nesta fase que o esqueleto se desenvolve e é também nesta fase que o animal adquire hábitos que se vão manter toda a vida.

O facto de vir a ter um cão com esqueleto deformado, com problemas articulares graves, um gato com tendência à obesidade ou à diabetes pode ser determinado por erros alimentares cometidos nesta fase!


A alimentação pode ser comprada ou preparada em casa especificamente para ele. Restos de cozinha não devem constituir ou fazer parte da alimentação de um cão/gato.

Alimentar bem o seu animal de estimação não é alimentá-lo como se de uma pessoa se tratasse!


Preparar uma alimentação equilibrada é uma tarefa trabalhosa e, muitas vezes, mais dispendiosa do que comprar alimentos preparados.



Existem 2 tipos de alimentos preparados :


- Secos (em sacos ou caixas)

- Húmidos (em latas)


Se tratarmos da mesma marca e gama o valor nutricional destes 2 tipos de alimentos é semelhante, no entanto o alimento seco apresenta vantagens:


- É mais barato (a água do alimento húmido é a água mais cara do mundo!)

- Não se deteriora, mesmo no Verão

- Ajuda à manutenção de uma boa higiene dentária


No entanto o alimento húmido é mais apetente.


Existem rações formuladas especificamente para cada fase da vida de um gato/cão (em crescimento, adulto, gestante, idoso) e para diversos problemas de saúde ( obesidade, diabetes, prob.articulares, alergias etc.)


Um animal bébé precisa de comer entre 3 a 5 refeições por dia, podendo também ser alimentado com ração sempre à disposição (atenção raças grandes e gigantes!).


O animal adulto deve comer 2 vezes ao dia, embora uma única refeição possa ser suficiente.